Você não possui acesso a este curso!
Curso26 unidades 17 h 46 min
+1000 pontos
Produtos Estruturados

ES-007: Produtos Estruturados: Modelo Barreira (BAR) Intermediário

O curso intermediário de Opções com Barreira tem como principal objetivo a análise de um produto estruturado antes de sua contratação, visando prever os diversos cenários possíveis que o resultado pode apresentar. Este produto é composto por dados contratuais, que são configurados para montar o produto e permanecem inalteráveis ao longo de sua vida, não afetando o resultado da operação. Já os dados de mercado, incluindo o preço à vista, a curva de juros, a taxa de carrego (y) e a volatilidade implícita, são componentes dinâmicos que influenciam diretamente o preço do produto.

Portanto, temos quatro curvas de mercado que estão sujeitas a alterações, e qualquer diferença será refletida na mudança do preço do produto. É importante ressaltar que há um fator derivado dos dados contratuais que impactará o preço do derivativo de maneira decisiva: o tempo. Assim, temos cinco variáveis que podem sofrer alterações de acordo com as novas informações ao longo do tempo, podendo gerar variações tanto pequenas quanto significativas, dependendo do impacto dos eventos absorvidos pelos vetores.

O foco deste curso é analisar a variação do tempo e da volatilidade implícita em três cenários diferentes, apresentando os resultados teóricos e analisando a possibilidade de distrato total ou parcial, ou se é mais vantajoso aguardar para ver como as variáveis evoluem. Demonstraremos o momento em que ocorre uma convergência para o cenário de lucro e com qual probabilidade isso ocorre, analisando o resultado obtido em relação ao saldo em comparação com seu valor no vencimento, e decidindo se vale a pena realizar um distrato parcial ou total do produto. Caso seja necessário manter o produto, exploraremos os motivos e o que falta para que possamos realizar um distrato com a maior margem possível.

Assim como todo produto, existem também os cenários negativos, que podem gerar o mesmo resultado potencial. Discutiremos quando devemos considerar o distrato do produto, uma decisão estratégica que leva em conta o custo de oportunidade do dinheiro, ou se devemos mantê-lo na expectativa de reverter o resultado, identificando quais variáveis devem ser ajustadas para alcançar esse resultado desejado. Além disso, ensinaremos quando é necessário reconhecer que o cenário planejado não se concretizou e como proceder para realizar o distrato do produto, assumindo um possível prejuízo sem chances de retorno.

É importante ressaltar que o uso do stop loss, uma ferramenta/técnica comum no mercado financeiro, é adotado por profissionais que atuam na indústria de fundos e tesouraria. Transportaremos esse raciocínio para o contexto dos produtos estruturados.

Este curso é recomendado para alunos que já possuem conhecimento dos seguintes cursos:

1. Modelagem Matemática: Opções Vanilla (VAN)

2. Modelagem Matemática: Opções Barreira (BAR)

3. Curvas: Juros, Aluguel, Dividendos e Volatilidade

4. Produtos Estruturados: Modelo Barreira (BAR) Básico