MM-001: Introdução aos Derivativos
Neste curso, faremos uma introdução ao funcionamento dos derivativos e sua aplicação no mercado financeiro brasileiro. Com uma base sólida estabelecida, mergulharemos no primeiro contrato de derivativos: o futuro. Exploraremos sua precificação e o modelo adotado na B3, assim como os derivativos que seguem a mesma modelagem. Depois de compreendermos o funcionamento dos futuros nos principais mercados - câmbio, equity, indexados, entre outros - avançaremos para a próxima etapa, apresentando as opções, uma classe diferente que incorpora a variável da volatilidade.
Na última parte do curso, abordaremos os swaps, onde discutiremos diferentes vertentes que podem ser aplicadas na renda fixa, câmbio e ações. É importante ressaltar que os swaps podem assumir desenhos complexos, incorporando diversos modelos. Para simplificar, nos concentraremos nos conceitos básicos.
Para concluir, exploraremos a parte de regulação e CGD, apresentando o conceito de operações com contraparte centralizada e o risco de crédito envolvido. Isso nos fornecerá uma base sólida para expandir ainda mais nosso conhecimento sobre as diversas classes de derivativos em futuras trilhas de aprendizado.
-
🔵 Módulo 1: Introdução aos Derivativos
-
📽 O que são Derivativos? 1 h 45 min
Nesta aula, vamos introduzir o conceito de derivativos, sua origem, onde podemos negociá-los, além das finalidades que os agentes econômicos procuram atingir ao adotar o uso desses instrumentos.
-
📽 Mercado de Derivativos 2 h 33 min
Nesta aula, vamos entender os principais modelos de diversas gerações e complexidades, onde negociar e executar, além das diferentes classes de ativos subjacentes que possuem características distintas. Apresentando os cenários, vamos descrever os agentes econômicos, que incluem instituições financeiras, empresas, pessoas físicas e governos. Esses agentes procuram formadores de preços ou corretoras, também conhecidos como market makers, que têm acesso a esse grupo. Esses market makers definem os termos dos contratos de derivativos, e os dados de mercado contêm o preço, o custo acrescido de um spread. Ao fechar o contrato, a execução é feita em uma clearing.
-
📽 Riscos Associados aos Derivativos 2 h 40 min
Os derivativos contêm riscos e, nesta aula, vamos definir e explicar detalhadamente para que possamos entender como prever e evitar problemas no futuro. Os riscos são conhecidos como: risco de mercado, risco de liquidez, risco de crédito, risco de modelo e risco de alavancagem.
-
📽 Recompensas 1 h 24 min
Nesta aula, vamos abordar as vantagens de se usar derivativos sob a ótica dos resultados, alavancagens, estratégias de investimentos, diversificação de portfólio e redução de risco. Existem várias maneiras de adotar derivativos, pois podemos usar modelos matemáticos com diferentes efeitos, além de poder replicar praticamente qualquer ativo no mundo.
-
🔵 Módulo 2: Mercado a Termo e Futuros
-
📽 Contratos Futuros 2 h 14 min
O primeiro modelo de derivativo consiste na precificação do preço futuro. Nesta aula, vamos abordar esta classe de derivativo, inicialmente definindo os inputs para configuração dos dados do contrato, suas características, padronização, negociação, liquidação, chamada de margem, mecanismo de marcação a mercado, além da precificação. Depois da caracterização, vamos apresentar a fórmula básica do derivativo, a construção das curvas de mercado e o cálculo do derivativo.
-
📽 Introdução às Estratégias com Contratos Futuros 2 h 8 min
Nesta aula, vamos entender como podemos montar estratégias compradas no derivativo futuro, simulando uma posição comprada, e seu homólogo, simulando uma posição vendida, culminando na estratégia de arbitragem que demonstra o equilíbrio entre o modelo matemático e os preços praticados no mercado. Entender como decompor os derivativos até chegar nos dados de mercado implica em compreender a arbitragem existente e, portanto, podemos aplicar uma técnica para criar e estruturar contratos de derivativos, realizando a imunização e coletando um lucro ao aplicar o dinheiro acima de 100% do CDI ou levantar recursos abaixo de 100% do CDI.
-
🔵 Módulo 3: Opções
-
📽 Opções de Compra e Venda 1 h 1 min
Nesta aula, vamos apresentar uma introdução sobre as opções, onde inicialmente vamos mostrar como configurar os dados do contrato, além de explicar seu significado. Existem muitas outras nomenclaturas e eventos que ocorrem antes e depois da negociação de opções e, portanto, tudo deve ser explicado detalhadamente, pois seus efeitos vão refletir no caixa, podendo consumir balanço em forma de margem, além do processo de apuração da liquidação. Entender o princípio do contrato é fundamental para que possamos vislumbrar a possibilidade de negociar no mercado, pois temos que prever tudo que pode ocorrer na carteira antes de negociar o produto. Lembrando sempre que temos uma finalidade para o uso do derivativo e existem muitas classes que devem estar alinhadas com a estratégia do investidor.
-
📽 Precificação de Opções 1 h 48 min
Nesta aula, vamos entrar no modelo de opções e entender como podemos separar os dados do contrato e os dados de mercado, sendo estes necessários e suficientes para precificar o derivativo. Com o preço conhecido, vamos entender como analisar de forma simples a volatilidade implícita.
-
📽 Estratégias com Opções 55 min
Nesta aula, vamos demonstrar de maneira simplificada as estratégias básicas com opções: produtos similares a renda fixa, renda variável amenizada, renda variável alavancada, aposta, hedge, gamma e COE. Vamos fazer uma pequena introdução, pois temos vários cursos no EAD que vão ampliar de maneira expressiva este tópico, sendo este um dos principais caminhos na formação do profissional de derivativos.
-
🔵 Módulo 5: Regulação & CGD
-
📽 Regulação de Derivativos 1 h
O mercado financeiro brasileiro e global está revestido de uma série de regras que são definidas pelos órgãos reguladores e até por alguns grandes agentes econômicos. Estas regras classificam os participantes do mercado em classes, definem seus papéis, estabelecem normas de atuação e impõem restrições. Portanto, cada agente econômico que faz parte do mercado deve ser classificado em classes, e cada classe será gerida por uma ou mais normativas. As normativas são definidas pela CVM com o intuito de criar um arcabouço jurídico para que o mercado possa se desenvolver. Apesar de complexo para iniciantes, depois de entendida a arquitetura, fica fácil compreender as diversas vertentes. O que torna o entendimento complexo é que a sociedade evolui e as normativas são alteradas ou refeitas para atender às mudanças e tentar trazer normalidade a setores que estão sofrendo alterações. Nesta aula, vamos apresentar de forma simples e introdutória esses conceitos. Gostaria de ressaltar que esta aula é datada e, portanto, muitas informações descritas podem ter sido alteradas. No entanto, o objetivo é demonstrar o conjunto como um todo e, para isso, entraremos em pontos que são revistos de tempos em tempos.
-
📽 Contrato de Crédito Derivado (CGD) derivado do ISDA: Detalhamento 45 min
Os derivativos existem quando dois agentes econômicos concordam com o modelo matemático proposto, os dados do contrato e os dados de mercado, culminando em um preço que será negociado, onde um será o comprador e o outro o vendedor. Portanto, o mercado de derivativos consiste, na prática, em uma operação entre duas partes. Existem muitas variáveis envolvidas que vão muito além do descrito. No início da operação, o resultado do trade tende a zero, assim como sua marcação a mercado. Mas, à medida que o tempo passa e os valores de mercado vão se alterando, alguém vai auferir um lucro e a contraparte terá o prejuízo. Neste momento, inicia-se o principal problema, pois, no vencimento, uma parte terá que pagar à outra um montante estabelecido por uma fórmula matemática. Podem surgir diversas dúvidas, sendo a principal o resultado em si e se a contraparte que teve o prejuízo conseguirá honrar o compromisso. Se positivo, problema resolvido; se negativo, devem existir diversas regras que proporcionem condições para que o contrato seja honrado. Nesta aula, vamos introduzir um pouco deste conceito que representa uma grande parte do mercado global.